Como Vender Fotos na Internet: Tutorial, Quanto Paga e Dicas

como vender fotos na internet
Como Vender Fotos na Internet: Tutorial, Quanto Paga e Dicas
5 (100%) 5 votes

Olá! Meu nome é Victor Zucolotto, e irei abordar nesse artigo as principais dicas para que você aprenda como vender fotos na internet. Irei expor aqui um tutorial (com passo a passo) para que você consiga ganhar dinheiro vendendo suas fotos para bancos de imagens.

Além disso, também vou te mostrar quais são os melhores sites para vender seus materiais fotográficos e te dar algumas dicas valiosas que podem fazer a diferença na hora das suas fotos serem aprovadas pelos bancos de imagem.

Como Vender Fotos na Internet (Tutorial Detalhado Com Imagens)

Irei mostrar aqui um guia prático completo de todas as etapas que você precisa fazer, em detalhes, para conseguir começar com a venda das suas fotografias na internet. Nesse tutorial irei utilizar o banco de imagens Fotolia como base.

Passo 1 – Crie sua conta no Fotolia

cadastro no fotolia

Esse passo é muito simples. Acesse a página de cadastro de conta do Fotolia, escolha um nome de usuário, e-mail e crie sua senha de acesso. Lembrando que sua senha no Fotolia deve ter pelo menos uma letra em caixa alta, um número e um símbolo.

Um exemplo de senha a ser criada ficaria assim: SenhAnoFotolia14!

Uma vez feito seu cadastro você vai receber um e-mail com um link de confirmação para ativação da sua conta.

Passo 2 – Envie suas Fotos

Após clicar no link no e-mail de confirmação de cadastro no Fotolia, você será redirecionado para a tela do seu painel administrativo. Nessa tela, o próximo passo é clicar em “vender imagens” localizado no menu da lateral esquerda, no canto inferior da página:

como vender fotos no fotoliacomo vender fotos no Fotolia

A partir daí você deve clicar no botão verde “Envie Já” e será redirecionado para o site da Adobe Stock – onde você precisará criar seu Adobe ID para enviar seus materiais.

 

Passo 3 – Criando sua Conta no Adobe Stock

Você precisará inserir seu primeiro nome, sobrenome, e-mail para contato, país, data de aniversário e criar a senha que deseja. Aqui vale os mesmos cuidados citados anteriormente, pois sua senha deve conter pelo menos uma letra em caixa alta, um número e um símbolo.

Como de costume, ao final do processo, você vai receber outro e-mail de confirmação para ativação da sua conta.

Depois de você ativar sua conta no Adobe Stock, irá se deparar com uma tela igual essa:

criando uma conta no adobe stock

Clique no botão em azul para sincronizar sua conta do Fotolia com a do Adobe Stock e em seguida insira seus dados de acesso do Fotolia na tela seguinte.

A plataforma irá pedir para que você confirme algumas informações como se você é maior de idade e se aceita os termos de condição. Para prosseguir, basta clicar no botão “I agree” localizado na frente de cada frase.

Passo 4 – Enviando Suas Fotos

Logo após concordar com todos os termos, você finalmente pode enviar suas fotos para que elas comecem a vender na internet! Você verá uma tela como a seguir:

upload de imagens no adobestock

IMAGEM 4

Antes de fazer o upload de suas fotografias, não deixe de conferir a sessão desse artigo que fala sobre uma série de dicas para potencializar suas fotos.

Um cuidado especial aqui fica em relação ao tamanho das imagens. Elas devem cumprir com alguns cuidados como estar no formato JPEG, possuir uma resolução mínima de 4MP (Mega Pixels) e resolução máxima de 100MP e, por fim, ter um tamanho máximo de arquivo de 45MB.

Uma outra opção para envio de suas fotos aqui é a utilização de uma ferramenta de FTP, mas como meu objetivo é deixar esse processo o mais fácil possível para você, não entrarei em detalhes sobre esse processo mais complexo aqui.

Passo 5 – Definindo as Informações de Cada Foto

Sua próxima tarefa agora é definir informações únicas para suas fotos e imagens. Você deve dar um título para cada uma delas (com um tamanho máximo de 200 caracteres), escolher as keywords (palavras chave), com um mínimo de 5 palavras e máximo de 50, e definir a categoria mais adequada para sua foto.

palavras chave para vender fotos

Abaixo você confere como esses tipos de informação ficam dispostas:

Após inserir todas as informações para suas images, aparecerá um círculo verde com um check no canto superior de cada imagem.  Clique em “Save Work” no canto inferior esquerdo para salvar todas suas alterações e prosseguir para o próximo passo.

Passo 6 – Confirmando sua Identidade (Último Passo)

Eu sei que pode parecer cansativo, mas ainda é necessário confirmar sua identidade para que você possa começar a vender suas fotos. É esse tipo de processo que garante a qualidade dos bancos de imagens e previne fraudes.

Bom, vamos lá. Veja na imagem abaixo o aviso em azul no canto superior direto. É nele que devemos clicar.

confirmar identidade no adobe stock

Você precisará enviar uma imagem, no formato JPEG, contendo seu RG ou sua carteira de habilitação (CNH). É muito importante que a imagem contenha o seu documento frente e verso.

Outro ponto de atenção extremamente importante é que o nome da sua conta de colaborador deve ser EXATAMENTE igual ao nome do seu RG ou CNH. Caso você queira checar se isso está ok, acesse a edição do seu nome através desse link ou clique em “contributor account” no quadro azul da tela de envio de documento, no Adobe Stock.

Assim que você enviar seu documento, um novo botão verde irá surgir no canto superior direito, possibilitando que você já envie seu conteúdo enquanto o Fotolia aprova (ou não) seus documentos. Cliquem em “Submit” e suas fotos serão finalmente enviadas, mas não acaba por aí…

Agora suas fotos passarão pelo processo de revisão (elas até mesmo já estão na guia superior “In Review”, o que significa que elas estão aguardando para serem revisadas. Assim que aprovadas, você já está oficialmente vendendo suas fotos na internet.

 

5 Dicas Preciosas para Você que Quer Saber Como Vender Suas Fotos

 

#1 – Utilize Fotos e Imagens que Você já tem

Pode parecer besteira, mas essa é uma dica que muitas pessoas que estão começando com a venda de fotos na internet não percebe.

As vezes ficamos tão ansiosos e empolgados para vender nossa primeira imagem, que achamos que ela precisa ser perfeita, cinematográfica, com modelos perfeitos, cores perfeitas e cenários deslumbrantes. Acontece que não é bem assim…

Estaria mentindo se te falasse que esses fatores não ajudam, mas não é só isso que fará você ganhar seu primeiro dinheiro na internet com a venda de fotos.

Então minha dica é: comece enviando as fotos que você já possui em seu computador. Aprenda com os erros (caso sofra rejeição de imagem) e vá se desenvolvendo. A partir do erro você saberá quais fatores prestar atenção em uma próxima vez que você for fotografar.

 

#2 – Edite suas Fotos

Sempre é muito aconselhável que você edite, nem que seja só um pouquinho, suas fotos antes de enviá-las aos bancos de imagens.

Um exemplo clássico de erro que pode ser corrigido com uma simples edição é o enquadramento de um objeto, por exemplo. Vamos supor que você fotografou seu cachorro brincando no quintal de casa, mas acabou não centralizando ele na foto, apesar de ela ter ficado espetacular.

Com uma edição simples é possível “cortar” um pedaço da foto para que seu cão possa ficar centralizado. Você pode utilizar a ferramenta que mais for cômoda para você, mas deixarei como dica aqui o Adobe Photoshop.

 

#3 – Preste Atenção ao Brilho, Nitidez, Iluminação e Foco das Imagens

Uma dica muito valiosa que aprendi em relação a venda de fotos para banco de imagens é prestar atenção nesses elementos na hora de fotografar.

Digo isso porque fiquei muito frustrado comigo mesmo quando produzir fotos super legais, mas que ficaram fora de foco, por exemplo. Com isso, nem adiantava enviar essas imagens para os bancos de imagem como o Fotolia e o Shutterstock, porque elas seriam rejeitadas com certeza.

 

#4 – A Iluminação Natural é Sua Aliada!

Uma dúvida muito comum na cabeça de quem está começando a comercializar fotos em banco de imagens é sobre a necessidade de ser ter equipamentos caros e complexos para poder fazer isso.

É claro que ter bons equipamentos ajuda, mas não é só isso que faz uma foto vender. Uma ótima câmera, com uma lente extremamente cara não captura imagens sozinha!

Então minha dica é: utilize ao máximo a luz natural na hora de fotografar. O sol é seu aliado. Digo isso porque outro motivo muito forte de reprovação das minhas fotos era a iluminação, então comecei a tirar fotos aproveitando a luz natural e as coisas foram melhorando..

O melhor de tudo é que não é nem preciso sair de casa para ter essa ajuda. Sabe aquela janela que você tem no seu quarto? Abra ela e aproveite os raios de sol para fazer fotos incríveis dentro de casa mesmo.

 

#5 – Aprenda com os Feedbacks de Fotos Rejeitadas

Principalmente no começo é muito comum ter suas fotos rejeitadas nos bancos de imagens, porém elas costumam vir recheadas de feedbacks do por que não foram aceitas.

Se uma foto não for aceita, você tem duas opções somente: ficar bravo com a rejeição e continuar fazendo o que você já estava fazendo ou aceitar as críticas e trabalhar para melhorar em suas próximas fotografias. Só você pode tomar essa decisão.

Então minha dica é: ao invés em se concentrar na raiva de ter uma foto negada, foque em aprender no que pode ser melhorado para o próximo envio. Aplicando esse tipo de mentalidade você terá sucesso em vendas de fotos para bancos de imagens.

 

Quanto o Fotolia paga por cada Foto que Eu Vender?

Sendo bem simples e direto, você poderá ganha de 20% a 63%, dependendo do seu nível, por cada foto vendida no Fotolia. Supondo que uma de suas fotos seja vendida por U$ 20,00 dólares, e que você receba uma comissão de 20%, teria um ganho de U$ 4,00 dólares pela foto.

E o melhor de tudo: essa mesma imagem pode continuar sendo vendida inúmeras vezes, mesmo alguém comprá-la pela primeira vez.

 

5 Melhores Sites para Vender Fotos na Internet e Começar a Ganhar Dinheiro

Segue abaixo alguns dos sites que recomendo para quem deseja vender fotos. Já adianto aqui que gostaria de deixar um destaque especial para o Shutterstock, que na minha opinião, é o melhor site para vender fotos na internet. (e olha que nem sou garoto propaganda deles hein haha)

  1. Shutterstock
  2. Fotolia
  3. Dreamstime
  4. Istockphotos
  5. GettyImages

 

Também já escrevi aqui no Vender Fotos um artigo completo expondo uma tabela de preços de quanto o Shutterstock paga por cada tipo de conteúdo enviado. Não deixe de conferir.

É isso aí! Espero que eu tenha conseguido deixar todo esse processo de como vender fotos um pouco mais claro para você. Aqui no Vender Fotos, eu e meu grande amigo André Nery, iremos te dar dicas valiosas sobre estratégias matadoras que possibilitam aumentar seus ganhos com a venda de fotos para bancos de imagens.

aprenda estratégias para vender fotos

Deixe seu feedback nos comentários e se inscreva em nosso feed para não perder nenhuma dica nova! Grande abraço.

victor zucolotto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *