Qual é o Melhor Site Para Vender Fotos? A Resposta Pode te Surpreender..

Qual é o Melhor Site Para Vender Fotos? A Resposta Pode te Surpreender..
5 (100%) 4 votes

Se você está interessado em saber qual é o melhor site para vender fotos, esse artigo vai esclarecer sua dúvida, expondo ponto a ponto quais os critérios considerados para responder essa pergunta que é muito comum aos iniciantes na venda de fotos na internet.

Confesso que quando resolvi entrar no mundo das vendas de fotos na internet me senti muito confuso e frustrado. Afinal muito dos bancos de imagens parecem querer dificultar a entrada de novos membros.

Outra dificuldade que encontrei de cara foi em termos de experiência de usuário (a minha no caso), pois sempre ficava com a impressão de que os desenvolvedores dos sites de banco de imagens falhavam nesse aspecto, deixando tudo muito difícil de ser encontrado, com telas nadas intuitivas.

Eu (e provavelmente você também) me perdia nas milhares de informações e termos técnicos utilizados por esses sites, muitas vezes em inglês.

Mas não se preocupe, neste blog você irá aprender tudo que precisa para não somente ser aprovado como colaborador mas bem como saber as dicas matadoras para vender suas fotos.

Bom, voltando para o assunto principal desse artigo, me lembro bem que quando comecei a vender minhas fotos, encontrei mais de 20 sites de vendas de fotos, mas acredito que hoje deva existir um número maior.

Gostaria muito que alguém me falasse a tão esperada resposta para a pergunta que te trouxe até esse artigo. Por isso, vou ser bem direto com você:

O melhor site para vender fotos na atualidade é o Shutterstock.

Farei aqui uma breve análise, do porque entre todos os bancos de imagens, o que eu julgo melhor é o Shuterstock, levando em consideração alguns aspectos que penso ser essenciais para o que um colaborador que decida vender suas fotos na internet se sinta livre para criar suas fotos com um suporte eficaz e com orientação durante todo o seu caminho.

#1 Painel de Colaborador Objetivo e com as Métricas Certas

qual é o melhor site para vender fotos? Shutterstock

O Shutterstock tem o melhor Painel do Colaborador que existe. Isso é inegável.

Através desse painel fantástico consigo ver rapidamente os locais geográficos onde realizei minhas últimas 10 vendas, divididas por países e cidades, em um belo mapa mundi.

Além disso, o painel do colaborador me possibilita analisar minhas vendas acumuladas e as diárias (em dólares), minhas fotos TOP 5 de vendas (onde posso organizar pelos últimos 3,6,12 meses ou desde quando comecei a vender fotos) , meus conjuntos TOP 5 de vendas (com as mesmas métricas do item anterior) além de acesso a outras informações importantes ao colaborador, ou seja, consigo saber exatamente quanto o Shutterstock paga por cada um dos meu materiais enviados.

Nenhum, repito, NENHUM OUTRO BANCO DE IMAGENS me facilita tanto assim o acesso a informações que eu julgo essenciais para você aprender onde está acertando e onde precisa melhorar em relação ao seu portfólio. Quais são os temas que você mais vende e os países que procuram mais suas fotos.

A partir dessas importantes informações você consegue traçar mais facilmente uma estratégia vencedora de produção de novas fotos,vetores e vídeos, consequentemente aumentando sua receita e vendendo mais.

Afinal é isso que todos nós queremos certo?

estratégias vencedoras para vender fotos

#2 Fácil Indexação e Edição das Fotos Enviadas para Revisão

Basicamente você tem duas formas de enviar fotos, vetores ou vídeos para o Shutterstock: envio dos arquivos via FTP ou diretamente pelo site.

Você pode enviar suas fotos através de um cliente FTP (protocolo de transferência de arquivos). Para isso você precisa entrar com o seu login e senha no programa FTP de sua escolha (o FileZilla é um dos mais usados) ou você pode carregar os arquivos através do menu colaborador, diretamente pelo site da Shutterstock.

Apesar de gostar mais de enviar via FTP, pela rapidez e praticidade, às vezes acabo usando a própria plataforma do site, pois é mais acessível e não depender de nenhum programa externo.

Já adianto aqui que é possível, em alguns casos, acontecer alguns erros e as imagens que você deseja fazer o upload não carregam, fazendo com que você tenha que repetir todo o processo novamente, situação que não acontece com o FTP.

Após as imagens serem indexadas dentro do Shutterstock, você poderá editá-las através do menu “não enviados”.

Nessa sessão é possível colocar o nome e as palavras-chaves, as famosas keywords, em suas imagens. 

É exatamente nesse aspecto que está o pulo do gato, o grande diferencial da Shutterstock.

Através do sistema exclusivo do Shutterstock você consegue selecionar várias fotos e editá-las ao mesmo tempo, realizando edições em massa.

Essa possibilidade é perfeita para um conjunto de fotos de um mesmo tema que você fotografou e poupa MUITO tempo, acredite. Outros bancos de imagens possuem sistemas parecidos mas não são tão práticos quanto essa funcionalidade oferecida pelo Shutterstock.

Ficou confuso? Eu explico:

Imagine que você tire fotos do passeio do seu cachorro no parque para vender em bancos de imagens. Provavelmente serão várias fotos do mesmo cachorro, no mesmo fundo (paisagem) e nas mesmas condições.

Ao invés de você ter que editar uma por uma, você seleciona todas fotos de uma vez e faz apenas uma edição, mudando apenas detalhes como o fato do cachorro estar deitado, sentado, sorrindo, com a língua pra fora, etc.

Concluindo esse tópico, o Shutterstock ainda oferece uma ferramenta exclusiva de busca, que permite você encontrar várias palavras-chave através de fotos de outros colaboradores que são parecidas com as suas e que já estão sendo vendidas no banco de imagens.

Isso te ajuda muito a encontrar diferentes palavras relacionadas ao seu tema. Não se esqueça de sempre acrescentar suas próprias palavras-chaves, pois isso irá diferenciar o seu material frente aos outros colaboradores.

Em um futuro próximo faremos um artigo especialmente para palavras-chaves então fique ligado e se inscreva no nosso feed.

aprenda utilizar palavras chave para vender fotos

#3 Rápida Avaliação do Conteúdo Enviado e Esclarecimento de Dúvidas

Trabalho para o Shutterstock há cerca de 2 anos, vendendo minhas fotos para esse incrível banco de imagens, e eles não param de me surpreender.

Em todo esse tempo observei a preocupação por parte deles de estar sempre se renovando, seja melhorando seus sistemas e procedimentos, o painel do colaborador ou seus aplicativos para vendedores e compradores.

Somente isso já é um grande diferencial, pois mostra a preocupação da empresa em sempre se renovar e se diferenciar da concorrência. Além desse fato, algo que admiro muito é a rapidez nas revisões das fotos, vetores e videos que envio.

Para você ter ideia, meus últimos vetores enviados foram revisados e aprovados em, apenas 1h30. Também houve casos onde enviei fotos que foram aprovadas no mesmo dia.

Isso pode parecer banal mas faz uma grande diferença, principalmente no começo quando você está montando seu portfólio e precisa disponibilizar inúmeras fotos em sua conta, pois mostra a preocupação da empresa em colocar as fotos de seus colaboradores para vender o mais rápido possível e orientá-lo nos erros técnicos que eles porventura podem ter cometido.

Hoje posso dizer que cerca de 95% do material que envio é aprovado logo na primeira tentativa, mas antes precisei ralar muito para aprender todos os segredos para conseguir uma rápida aprovação das fotos!

São esses segredos que pretendo compartilhar com você, aqui no Vender Fotos. Não tive ninguém na época para me instruir sobre todos os macetes para ganhar dinheiro na internet com a venda de fotos nos bancos de imagens, e é justamente todo esse conhecimento e experiência que adquiri que quero compartilhar com você. Minha proposta é que você possa aprender tudo que aprendi em mais de 2 anos de prática e estudos em um período de tempo muiiiitoooo mais curto.

Dezenas de fotos minhas foram reprovadas mas foi através desses erros que pude melhor a qualidade e tratamento delas.

#4 Sistema de Pagamentos

Pretendo fazer um artigo completo falando somente dos sistemas de pagamentos dos diversos sites de banco de imagens mais famosos da atualidade como o Fotolia e o Shutterstock, mas no momento o que é mais importante de você saber é que o Shutter possui vários valores de pagamento aos colaboradores que vendem suas fotos em sua plataforma.

Esses valores pagos por foto variam de acordo com o tipo de comprador que está considerando adquirir sua foto. As vendas que você faz através de compradores que possuem assinaturas mensais geram um valor inicial de U$ 0,25 centavos de dólares por foto vendida (sendo que uma foto pode ser vendida inúmeras vezes).

Sim, eu sei que parece pouco, mas no caso do Shutter e outros bancos de imagem, esse valor vai aumentando após o aumento nos números totais de vendas.

A melhor notícia é que existem outros tipos de vendas que te proporcionam ganhar muito mais dinheiro por uma foto, vídeo ou vetor vendido.

Citando um exemplo real, para deixar bem claro como isso funciona na prática, no último mês uma das minhas fotos TOP 5 de vendas me fez lucrar U$ 90,00 dólares em uma única venda.

Isso mesmo, uma única venda, de uma única foto, me rendeu mais de R$ 300,00.

Fazendo uma conta rápida, essa venda representaria 360 vendas de fotos através do plano básico de assinatura. Já adianto aqui que qualquer um pode vender suas fotos por essa faixa de preço também, basta muita dedicação, estudo e execução prática dos conhecimentos que irei compartilhar.

Afinal de contas, assim como você que pretende vender suas fotos na internet, eu também comecei do zero, sem equipamentos profissionais, sem equipe de apoio e sem aquelas câmeras e lentes que custam muito caro e não fazia ideia de como vender fotos.

descubra como ganhar dinheiro vendendo fotos

#5 Popularidade 

Trabalho com publicidade e design gráfico há quase 10 anos, e durante todo esse tempo entrei em contato com diversas agências de publicidade e produtoras de vídeo/som.

Um fato que ficou bem claro é que o Shutterstock sempre foi referência para esses tipos empresas – que são, em grande parte, o público que comprará suas fotos. Muitas dessas agências possuíam assinatura mensal no site e o utilizavam como fonte de referência em suas campanhas publicitárias.

Antes de virar colaborador em bancos de imagens, meu trabalho me permitiu usar o Shutter por muitos anos, porém como assinante (comprando as fotos de muitas pessoas como você).

Apesar de também comprar material de outros bancos de imagens, o Shutterstock sempre foi meu preferido pela vasta quantidade e qualidade de arquivos e pela facilidade de encontrá-los.

O Shutter é uma ótima ferramenta tanto para o comprador quanto para o colaborador (vendedor), e para quem deseja vender muitas fotos e possuir uma renda recorrente através da venda dessas fotos, isso é extremamente importante.


É isso aí pessoal! Tentei expor aqui o porque do Shutterstock ser considerado o melhor site para vender fotos na minha opinião. 

Não é tão fácil conseguir se tornar um colaborador no Shutter, exatamente por prezarem muito pela qualidade de seus conteúdos, mas em contrapartida ele é o banco de imagens que possui as melhores ferramentas, a melhor visibilidade e um maior lucro por parte de seus colaboradores.

Diante disso indico a todos vocês que tentem se cadastrar no site de banco de imagens e não desanimem caso não consigam de primeira. Eu mesmo consegui somente na minha 2ª tentativa, e desde então venho lucrando cada vez mais.

Como disse antes, estou me organizando para criar materiais para expor todo esse aprendizado que obtive sobre vendas de fotos em bancos de imagens, com o objetivo de facilitar esse processo para você.

Logo após a Shutter os melhores sites para vendas de imagens seriam o Dreamstime, Istock e Fotolia mas isso é assunto para um outro artigo.

Continuem ligados no Blog para aprender sobre conteúdos mais aprofundados. Grande abraço!

André Nery

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *